CONSTATAÇÃO

“Cuidar do meio ambiente é apenas uma questão de atitude se cada cidadão fizer sua parte teremos um mundo melhor.”


“Cuidar do meio ambiente é apenas uma questão de atitude se cada cidadão fizer sua parte teremos um mundo melhor.”

  A partir dessa frase o desafio como professora é conscientizar os alunos de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, pois é por meio de práticas e atitudes éticas que poderemos formar novos conceitos nos cidadãos. Fazê-los entender que a separação e posteriormente a reciclagem trazem benefícios a nossa vida. Salientar que existem postos de coletas e que depois de transformado, o resíduo ganha nova vida e se torna um novo produto.

CONSTATAÇÃO

  Como educadora devo pensar na reciclagem numa perspectiva educacional que pode ser trabalhada de diferentes formas em sala de aula. Nossas  práticas escolares nos permitem ilustrar esta questão como por exemplo,. A matemática pelo percentual do lixo produzido, a ciências pelo meio ambiente e doenças causadas pelo acumulo indevido do lixo, a geografia por observarmos o espaço físico ocupado pelo aterro sanitário, artes pelos produtos que podem ser confeccionado através do lixo reaproveitado, história pelo seu surgimento fontes e conceitos, dentre outras.

CONSTATAÇÃO

  O principal desafio é incentivar os alunos a conversar com a família, vizinhos e amigos,  sobre os hábitos mais corretos e saudáveis em se tratar do meio e a separação do lixo. Com pequenas atitudes realizadas em atividades escolares podemos começar a mudar toda esta história, pois o simples  ato de separar o lixo e dar o destinação correta ao mesmo vai refletir positivamente para o ambiente e com certeza, uma melhor qualidade de vida das pessoas.

CONSTATAÇÃO

  Acredito ter deixado raízes na conscientização da comunidade escolar no decorrer de toda minha história profissional.

  Professora: Alzira Gaviraghi Bettio



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Sobradinho, 09 - (55) 3616 1025

Horário de atendimento: 07h30mim às 11h30min e das 13h às 17h.

Visualizar mapa