Publicação 20/02/2018 17h11

Edital 008-2018 Professores



  • Data do edital 20/02/2018
  • 1anexo

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO GUARITA – RS

EDITAL 008/2018

PROCESSO SELETIVO

CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORES E MERENDEIRAS

A Administração Municipal, de Barra do Guarita, através da Secretaria Municipal de Educação, Torna Público que estarão abertas no período de 20/02/2018 a 26/02/2018, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, para Contratação Temporária de Professores e Merendeiras, conforme quadro que segue, de acordo com o Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Barra do Guarita - RS, Sob a Lei N° 958/2010, de 27 de abril de 2010, com a Legislação Municipal e disposições desse Edital.

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 O Processo Seletivo Público Simplificado destina-se a admissão temporária, de profissionais com formação exigida na área específica para o cargo pleiteado observados os requisitos para a contratação apresentados no item 2.1 deste Edital.

1.2. Os candidatos selecionados deverão estar disponíveis para contratação imediata após o término do processo seletivo, de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Educação, sob pena de exclusão do processo de seleção.

1.3. O desconhecimento do conteúdo deste Edital e eventuais retificações não poderá ser utilizado como forma de justificativa para eventuais prejuízos requeridos pelo candidato.

1.4. A divulgação oficial das informações referente a este processo seletivo será feita através de editais que estarão à disposição dos candidatos nos seguintes locais:

1.4.1. Na internet, na página da Prefeitura Municipal de Barra Do Guarita:  www.barradoguarita.rs.gov.br.

1.4.2. No mural localizado na entrada do Centro Administrativo Municipal, Rua Sobradinho, 09 – Centro – Barra do Guarita – RS;

1.5. É de responsabilidade única e exclusiva do candidato acompanhar as publicações decorrentes do cronograma de execução deste edital.

1.6. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: educacao@barradoguarita.rs.gov.br.

1.7. Os Anexos, listados abaixo, compõem a íntegra deste Edital:

a) Anexo I – Ficha de Inscrição;

b) Anexo II – Atribuições;

c) Anexo III – Formulário Padrão de Recursos Administrativos;

2. DA CARGA HORÁRIA, DAS VAGAS, DA FORMAÇÃO EXIGIDA E REMUNERAÇÃO

2.1.PROFESSORES HABILITADOS E MERENDEIRAS

Cargos

Número de Vagas

Carga Horária/ Semana

Habilitação

Professor de Arte

02

20 horas

Portador de Certificado de Conclusão de Curso Superior/Licenciatura em Artes Visuais.

Professor Letras/Inglês

02

20 horas

Portador de Certificado de Conclusão de Curso Superior/Licenciatura em Letras – habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Professor Educação Física (Educação Infantil / Séries Iniciais)

02

20 horas

Portador de Certificado de Conclusão de Curso Superior/Licenciatura em Educação Física.

Professor Educação Física (Séries Finais / Jogos Desportivos)

01

20 horas

Portador de Certificado de Conclusão de Curso Superior/Licenciatura em Educação Física.

Professor Educação Física (Séries Iniciais e Finais Danças)

01

20 horas

Portador de Certificado de Conclusão de Curso Superior/Licenciatura em Educação Física, com habilitação em dança.

Professor do AEE Atendimento Educacional Especializado

01

20 horas

Ensino Superior em Licenciatura e Especialização específica na área de atuação

Merendeira

01 + 01 *CR

44 horas

4ª Série do Ensino Fundamental

CR= Cadastro de Reserva

2.2. REMUNERAÇÃO PROFESSORES HABILITADOS

Cargo

Gratificação 20hs semanais

Nível I

Nível II

Nível III

Professor de Arte

R$ 1.163,45

R$ 1.356,36

R$ 1.561,32

Professor de Letras/Inglês

R$ 1.163,45

R$ 1.356,36

R$ 1.561,32

Professor Educação Física

R$ 1.163,45

R$ 1.356,36

R$ 1.561,32

Professor de AEE- Atendimento Educacional Especializado 

R$ 1.163,45

R$ 1.356,36

R$ 1.561,32

Merendeira

R$ 849,06

2.3. Caso as vagas de professores habilitados não forem preenchidas será possível a contratação de professores não habilitados, ou seja, candidatos que estiverem cursando graduação na área específica, acima do 5º semestre

.

2.4. REMUNERAÇÃO PROFESSORES NÃO-HABILITADOS

Cargo

Gratificação 20hs semanais

Professor de Arte

880,00

Professor de Letras/Inglês

880,00

Professor Educação Física

880,00

Professor de AEE- Atendimento Educacional Especializado 

880,00

2.4.1. A remuneração acima citada, cabe somente para professores não-habilitados que estejam cursando a partir do 5º semestre de graduação, conforme Lei Municipal Nº1.366/2015 de 17 de novembro de 2015.

2.5. Os vencimentos acima mencionados referem-se à 20 horas semanais.

2.6. Das vagas reservadas a pessoa com deficiência;

2.6.1. Fica assegurado à pessoa com deficiência o direito de se inscrever no presente processo seletivo, concorrendo em igualdade de condições com os demais, sendo reservado 5% das vagas a serem contratadas por cargo/função.

3. CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

O Contrato poderá ser rescindido:

ØA pedido do contratado, por escrito, com antecedência mínima de 15 dias, sob pena de desconto dos valores referentes ao período;

Ø  Por conveniência administrativa, a juízo da autoridade que procedeu a contratação;

Ø  Quando o contratado incorrer em falta disciplinar;

Ø  Quando o contratado tiver falta injustificada ao serviço;

Ø  Quando o contratado se licenciar do serviço.

4. CRONOGRAMA

Prazo de Inscrição      

20/02/2018 A 26/02/2018

Divulgação do resultado do Processo Seletivo 

27/02/2018

Interposição de recursos

27/02/2018

Sorteio público em caso de empate

28/02/2018

Recursos administrativos 

28/02/2018

Homologação final dos selecionados      

01/03/2018

5. DAS CONDIÇÕES PARA A CONTRATAÇÃO

São requisitos:

a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei;

b) Ter 18 (dezoito) anos completos de idade até a data prevista para o término do prazo de contratação;

c) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) Não se enquadrar na vedação de acúmulo de cargos (artigo 37, XVI da CF);

e) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

f) Não ser aposentado por invalidez.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação. O candidato deverá realizar o preenchimento do formulário de inscrição do ANEXO I, juntamente com os comprovantes de titulação e recibo de pagamento da taxa de inscrição, em envelope, a ser entregue na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Sobradinho número 09, centro de Barra do Guarita.

6.2. O período de inscrição será das 07:30 às 11:30hs e das 13:00 às 17:00hs do dia 20/02/2017 à 26/02/2017.

6.3. O valor da taxa de inscrição será de: R$ 20,00 reais.

6.4. Para realização da inscrição, o candidato deverá apresentar cópia e original dos títulos.

  6.5. As informações prestadas na ficha de inscrição constituem inteira responsabilidade do candidato, cabendo à Comissão de Seleção o direito de excluir do processo seletivo o candidato que prestar declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, em consequência, poderá ter anulados todos os atos decorrentes, mesmo que aprovado no processo seletivo e que o fato seja constatado posteriormente.

6.6. Não é permitida a troca de opção de função em relação àquela originalmente indicada na ficha de inscrição do candidato.

6.7. Documentos exigidos para a inscrição – cópias e originais:

6.7.1. Ficha de inscrição impressa, devidamente preenchida e assinada;

6.7.2. Cópia dos documentos pessoais:

·  CPF;

·  RG;

·  Certidão de nascimento

·  Histórico Escolar (Para o Cargo de Merendeira)

·  Diploma de Curso Superior na área desejada (Para o cargo de Professor);

·  Diploma de Pós-graduação (Para o cargo de Professor);

·  Diploma de Mestrado (Para o cargo de Professor);

·  Cursos presenciais na área de educação, tendo validade cursos com carga horária mínima de 10h, realizados entre período de 01/01/2014 e 20/02/2018.

7. DAS PROVAS

O Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital consistirá do somatório de pontos da Prova de Títulos.

Da Prova de Títulos

7.1. A prova de títulos tem caráter classificatório e consiste na avaliação somente dos cursos concluídos relacionados neste Edital e vinculados diretamente ao cargo pretendido.

7.2. Os títulos (certificados ou diplomas) devem ser apresentados em cópia e original.

7.3. Os títulos devem ter validade aceita em território nacional.

7.4. Os CERTIFICADOS ONLINE NÃO têm valor.

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR

CURSO

Número máximo de títulos/horas

Valor do título

Total

Especialização

1

35

35

Mestrado

1

43

43

Cursos presenciais na área específica do cargo (tendo validade cursos com carga horária mínima de 10h). (0,1 pontos para cada hora de curso realizado até o máximo de 110 horas), realizados entre período de 01/01/2014 e 20/02/2017.

110

0,2

22

Total

100

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA MERENDEIRA

TITULOS

Média das Notas Obtidas

Pontuação

Linguagens (Língua Portuguesa, Educação Artística, Língua Estrangeira, Ed. Física, Literatura, Comunicação e Expressão e Integração Social, Leitura Oral)

60

25

Exatas (Matemática)

60

25

Naturais (Física, Química, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Ciências, Iniciação às Ciências)

60

25

Humanas (Geografia, História, Sociologia, Filosofia,

Psicologia, OSPB – Organização Social e Política Brasileira, Educação Moral e Cívica, Estudos Sociais)

60

25

Total

100

8. EMPATE

Se houver empate na classificação do cargo, serão utilizados os critérios de desempate abaixo relacionados:

8.1 – Professor

8.1.1. Em PRIMEIRO lugar, o candidato que apresentar maior nível de escolaridade;

8.1.2. Em SEGUNDO lugar, sorteio público.

8.2 – Merendeira

8.2.1. Sorteio público.

9. DA COMISSÃO ESPECIAL

Para o Processo Seletivo foi constituída uma Comissão Especial, designados através de Portaria Nº 012/2018, publicada no Quadro Mural da Prefeitura Municipal, será de responsabilidade dessa Comissão a execução do processo seletivo, compreendendo-se nessa competência todos os atos concernentes à sua realização, desde a elaboração do edital de inscrição até a homologação final dos classificados.

10. DA ADMISSÃO

A admissão do candidato fica condicionada à apresentação e à entrega dos documentos necessários, inclusive exame médico, conforme solicitado pela Prefeitura Municipal de Barra do Guarita-RS. A não apresentação dos comprovantes implicará na eliminação do candidato.

O exame médico pré-admissional realizar-se-á com base nas atividades inerentes ao cargo ao qual o candidato foi selecionado, considerando-se as condições de saúde necessárias para o exercício das mesmas. Nos casos de avaliação de incapacidade física para o exercício da função objeto deste edital, a admissão não será efetivada.

O candidato convocado para preenchimento de vaga que não comparecer no prazo estipulado em edital próprio de convocação estará excluído definitivamente do Processo Seletivo Público Simplificado.

11. DA CONTRATAÇÃO

11.1. A admissão dos candidatos selecionados e classificados para a contratação temporária seguirá a ordem de classificação.

11.2. A admissão do candidato fica condicionada ainda à observância do Art. 37, inciso XVI, da Constituição da República, referente ao acúmulo de cargos públicos.

11.3. A contratação não gera ao candidato direito nem expectativa de direito à efetivação no Serviço Público Municipal, ou à manutenção do contrato por período superior ao estipulado em seu próprio corpo, para o seu término.

11.4. É de inteira responsabilidade do candidato a atualização do seu endereço residencial junto a Prefeitura Municipal.

11.5. A Prefeitura Municipal não se responsabilizará por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:

I – endereço incorreto, insuficiente ou não atualizado pelo candidato;

II – endereço de difícil acesso;

III – correspondência devolvida pela ECT, por razões acima descritas;

IV – correspondência recebida por terceiros;

V – e-mail incorreto, informado pelo candidato na ficha de inscrição.

12. DO CHAMAMENTO DOS CANDIDATOS

A Prefeitura fará o chamamento dos candidatos através de:

I – lista de classificados a ser publicado no site www.barradoguarita.rs.gov.br  e afixado no Quadro Mural da Prefeitura Municipal de Barra do Guarita – RS

II – o candidato terá prazo de 3 (três) dias a contar da data da publicação da classificação final, para apresentar-se com os documentos elencados no item 12.2 no setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, na Rua Sobradinho, 09, pela manhã no horário das 07:30 horas às 11:30 horas e pela parte da tarde das 13:00 às 17:00, para manifestar interesse na vaga.

12.1. Se no prazo mencionado no item 12. II, o candidato não se apresentar, será considerado desistente. Havendo desistência de candidato selecionado, será contratado em seu lugar o candidato cuja classificação tiver sido imediatamente inferior à do desistente.

12.2. O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para efetivar a contratação:

12.2.1. Originais e cópias:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) Título de Eleitor com comprovante de voto na última eleição (1º e 2º turnos ou certidão de quitação eleitoral);

d) Documento que comprove a quitação com as obrigações militares (quando for do sexo masculino);

e) Cartão do PIS/PASEP, se cadastrado;

f) Comprovante de residência.

12.2.2. Originais

a) Alvará de Folha Corrida fornecido pelo Foro da Comarca ou site www.tjrs.jus.br

b) Certificado de frequência da Universidade que estuda (professor não-habilitado).

12.2.3. A admissão dos candidatos aprovados fica condicionada ainda à observância do Art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal, referente a acúmulo de cargos públicos;

12.2.4. O contrato dos candidatos aprovados dar-se-á conforme o Estatuto e Regime Jurídico Único dos servidores Públicos do Município de Barra do Guarita – RS.

13. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

A solicitação de recursos previstos neste edital só poderá ser realizada por
candidatos inscritos e homologados através de formulário específico, conforme
ANEXO III deste edital. Recursos enviados sem conter o formulário específico
devidamente preenchido serão desconsiderados.

Dos valores atribuídos aos títulos cabe recurso de revisão, dirigido à Comissão Julgadora, O recurso deverá ser fundamentado, com exposição
circunstanciada a respeito da inconformidade, explicitando o pedido de pontos
solicitados (razões do recurso), através de requerimento encaminhado a esta Comissão, onde o resultado do julgamento dos processos administrativos estarão à disposição do requerente com os integrantes da mesma, junto à Secretaria Municipal da Educação.

13.1. O prazo para apresentação do pedido de Recurso será de 1 (um) dia, no dia posterior ao da divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado.

13.2. Não serão aceitos recursos via fax ou via correio eletrônico.

13.3. Não será objeto de análise o Recurso que apresentar documento “novo”, ou seja, aquele que não juntado à época da inscrição, sendo considerados inconsistentes os recursos que possuam este objeto.

13.4. Em nenhuma hipótese serão aceitos recursos fora do prazo e pedidos de revisão.

13.5. Caberá à Comissão Especial do Processo Seletivo Simplificado a análise de
recursos.

13.6.Constatada a improcedência do recurso, o mesmo será arquivado.

14. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2018 a contar da data da contratação, podendo ser prorrogado por 1 ano, conforme necessidade da Administração Municipal.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. Para fins de admissão ficará a cargo dos candidatos selecionados a realização dos exames médicos admissionais de acordo com a orientação da Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal.

15.2. A irregularidade ou falsidade de qualquer documentação apresentada pelo candidato, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do processo seletivo, anulando-se os atos desde a sua inscrição.

15.3. A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções desse Edital e na aceitação tácita das condições nele contidas, tais como se acham estabelecidas.

Barra do Guarita – RS, 20 de fevereiro de 2018.

RODRIGO LOCATELLI TISOTT

PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO  I

FICHA DE INSCRIÇÃO

Dados de Identificação:

Cargo:____________________________________________________________________

Nome:_______________________________________________________ Sexo F (  )  M (  )

Data de Nascimento: ____/_________/_____ 

Nº RG ________________________________ CPF nº: _____________________________

Estado Civil:  ( ) Solteiro  ( )Casado  ( )Viúvo(a)  (  ) Outros _____________________

Endereço: _________________________________________________________________

Número:______ Complemento: _________________Bairro: _________________________

Cidade:__________________________________________ CEP: _____________________

Tel. Residencial: ______________________ Celular: _______________________________

Nacionalidade:_________________________  Naturalidade: _________________________

E-mail: ___________________________________________________________________

  Barra do Guarita – RS, ____________/________________/______________

_________________________________

Nome e Assinatura do (a) Candidato (a)

ANEXO II

Atribuições

Cargos/Funções

Professor de Arte: executar o trabalho de docência, planejar, organizar e executar o trabalho pedagógico, considerando a realidade escolar e as necessidades do aluno, articulando, permanentemente, com regimento escolar, a proposta político-pedagógico, o plano de estudo, o plano de trabalho e o Plano Municipal de Educação; executar quando habilitado, atividades de supervisão escolar, dando suporte técnico administrativo e pedagógico, assessorando o corpo docente na organização e execução do plano de trabalho, bem como na reflexão sobre o ensino e a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos; executar, quando habitado atividades de orientação educacional, promovendo a integração entre os profissionais da escola e a comunidade escolar, propondo e articulando as ações educativas ao Plano Municipal de Educação, projeto político-pedagógico e Regimento Escolar.

Professor de Letras/Inglês: executar o trabalho de docência, planejar, organizar e executar o trabalho pedagógico, considerando a realidade escolar e as necessidades do aluno, articulando, permanentemente, com regimento escolar, a proposta político-pedagógico, o plano de estudo, o plano de trabalho e o Plano Municipal de Educação; executar quando habilitado, atividades de supervisão escolar, dando suporte técnico administrativo e pedagógico, assessorando o corpo docente na organização e execução do plano de trabalho, bem como na reflexão sobre o ensino e a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos; executar, quando habitado atividades de orientação educacional, promovendo a integração entre os profissionais da escola e a comunidade escolar, propondo e articulando as ações educativas ao Plano Municipal de Educação, projeto político-pedagógico e Regimento Escolar.

Professor de Educação Física: executar o trabalho de docência, planejar, organizar e executar o trabalho pedagógico, considerando a realidade escolar e as necessidades do aluno, articulando, permanentemente, com regimento escolar, a proposta político-pedagógico, o plano de estudo, o plano de trabalho e o Plano Municipal de Educação; executar quando habilitado, atividades de supervisão escolar, dando suporte técnico administrativo e pedagógico, assessorando o corpo docente na organização e execução do plano de trabalho, bem como na reflexão sobre o ensino e a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos; executar, quando habitado atividades de orientação educacional, promovendo a integração entre os profissionais da escola e a comunidade escolar, propondo e articulando as ações educativas ao Plano Municipal de Educação, projeto político-pedagógico e Regimento Escolar.

Professor de AEE: executar o trabalho de docência, planejar, organizar e executar o trabalho pedagógico, considerando a realidade escolar e as necessidades do aluno, articulando, permanentemente, com regimento escolar, a proposta político-pedagógico, o plano de estudo, o plano de trabalho e o Plano Municipal de Educação; executar quando habilitado, atividades de supervisão escolar, dando suporte técnico administrativo e pedagógico, assessorando o corpo docente na organização e execução do plano de trabalho, bem como na reflexão sobre o ensino e a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos; executar, quando habitado atividades de orientação educacional, promovendo a integração entre os profissionais da escola e a comunidade escolar, propondo e articulando as ações educativas ao Plano Municipal de Educação, projeto político-pedagógico e Regimento Escolar.

Merendeira: Fazer o serviço de faxina em geral; remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos; limpar escadas, pisos, passadeiras, tapetes e utensílios; arrumar banheiros e toaletes; auxiliar na arrumação e troca de roupa de cama; lavar e encerar assoalhos, lavar e passar vestuários e roupas de cama, mesa e banho; coletar lixo dos depósitos colocando-os nos recipientes apropriados; lavar vidros, espelhos e persianas; varrer pátios, fazer merenda e servi-la, fechar portas, janelas e vias de acesso; executar tarefas afins.

ANEXO III

Formulário Padrão de Recursos Administrativos

Candidato:_______________________________________________

Telefone: (___) _______________

CPF:___________________ Data de Nascimento:___/___/___

Nota Recebida:_________ Classificação Geral:___________________

□Lista de Inscritos

□ Recurso de Prova de Títulos

Argumentação:­______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinatura:__________________________________

Barra do Guarita, ______ de ___________________ de 2018.

□ Deferido □ Indeferido

(Preenchimento exclusivo da Comissão)

Considerações:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Anexos

20/02/2018 17:16 Edital 008-2018 Professores.pdf Baixar

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